domingo, 10 de julho de 2011

capítulo primeiro: a busca

Quem foi que disse que a última semana ia ser más fácil? Que ia ter mais tempo? Que tudo ia ficar melhor? NOOOOOOT! 

Enfim... O que importa é que eu finalmente abandonei a procrastinação, gente! Iupiiii! Liguei pra váááááários anúncios, marquei visitas, fui ignorada, mal tratada, desmarcada! Uma loucura! É um processo psicológico também essa coisa de alugar apartamento. Nossa...

E consegui visitar meu primeiro apartamento na sexta-feira. Ieiiii! Ok. Médio iei. Ele até era méééédio bontininho. Méééédio ajeitadinho. Ele era vivível. Mas a cozinha tava meio destruída. E tinha um mofo no armário que com certeza eles nunca iam consertar. E não tinha fogão.

Momento explicação: a maior parte dos apartamentos aqui já vem com o fogão, porque é um item tipo vaso sanitário - ninguém pode viver sem ir no banheiro do mesmo jeito que não pode viver sem comer. Mas não me pergunte porque a geladeira não entra também nessa dança. Eu ficaria imensamente grata se ela entrasse.

Voltando... Sábado era feriado (e a gringa aqui não sabia, mas abafa...) e comprando o jornal encontrei vááááááários apartamentos de guardia (plantão onde os corretores mostram os apartamentos). Então, pernas pra que te quero, né, gente?! Andei o dia todo, me perdi, me encontrei, me perdi de novo. Peguei taxi. Andei mais um pouco. O saldo do dia? 7 apartamentos vistos (sim, em UM sábado) e 1 eleito.

Mas nada pode ser simples, né? Então segunda-feira eu tenho que correr, antes de todas as pessoas que viram o apê, para reserva-lo. E rezar para ter todos os documentos que eles pedem. E pra o dono curtir a idéia da garantia da empresa... Enfim. Cruzando dedinhos porque faltam 21 dias.

O bom de tudo isso? É que exausta, cansada, depois de andar o dia todo e não conseguir comer nada eu descobri um restaurante e fez tudo parecer melhor! E, finalmente, eu percebi que ia fazer um post do jeito que eu queria: com alguma dica de Buenos Aires! =)



Eu tinha acabado de ver o último apartamento. Tava exausta. Sabia que estava perto de um restaurante que eu amo e resolvi reunir todas as minhas forças para chegar até lá. Só que no meio do caminho estava o El Nono Amigo.

O que me atraiu, além do fato de que o restaurante já estava ali perto de mim, foi a pizarra que dizia sorrentinos de jamón y queso + copa de vino o gaseosa por 35 pesos. Eu tenho um fraco por massa, gente. Sorrentino, então, nem se fala. Um prato de sorrentino com vinho a 35 pesos não é o preço mais barato que você pode encontrar, de fato. Mas valeu cada centavo.


O lugar é tipo um bistrozinho, que tem um armazém. Eles vendem vinhos, azeites, queijos, frios, empanadas, ... É tão bonitinho! Pequeno e aconchegante dentro. Com mesinhas do lado de fora. Internet wifi. E selo do Guia Óleo: que pra mim é sempre dica de que a comida é boa!


Eu entrei perguntando se eles ainda serviam comida, afinal, já eram tipo umas 18:30 e o restaurante tava meio vazio. Pensei que talvez eles estivessem fechando... Nem pensei, pedi direto os sorrentinos, me sentei e saquei os pedaços de jornal e cartões das imobiliárias para refletir e tentar chegar alguma conclusão do que fazer. Estava assim, perdida nos meus pensamentos, já degustando o malbec - que infelizmente não perguntei qual era, mas tava muito bom - quando chegou o prato. Dei uma primeira mordida no sorrentino bem despretensiosamente. Foi uma explosão de sabor! Eu pedi com molho branco  (que é meio perigoso, porque molho branco pra ficar um troço insosso não custa nada, né?!) porque eu sou maluca, mas estava ótimo! Temperadinho na medida certa! Acho que eu até assustei o garçom quando ele veio me oferecer o sal porque eu só faltei falar "tá maluco! tá perfeito assim!". Ok. Eu falei que tava perfeito. Mas me controlei sobre a parte dele estar maluco...


Nem conto como foi ver fornadas e mais fornadas de empanadas ficarem prontas.... Só não pedi uma para provar porque realmente não podia mais comer. Mas que elas tavam bonitas, ôôô se tavam!

Então, fica a dica:

El Nono Amigo Almacén
Guatemala 5800
Esquina com Carranza | Palermo
4776 2338

Ah! Eles fazem entregas! ;)

OBS: Perdão pela qualidade das fotos, tá, gente. Mas tudo que eu tinha era a máquina do celular...

2 comentários:

  1. e aí, deu certo? conseguiu o apê?
    e vou anotar essa dica, pareceu ótimo o restaurante ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Débora!
    Meu nome é Olívia, sou uma professora de espanhol carioca, mãe da Maria Luísa, casada com o Rafael e que AMA Buenos Aires. Ano passado estive duas vezes aí, uma em Villa Crespo e outra em Palermo Soho (ambas em apês alugados).
    Descobri seu blogs por acaso... Aliás, nem sei como!!! hahahahaha
    Mas, estou adorando. Já li tudo!!!
    Muito bom saber um pouco mais sobre a vida em Bs As.
    Se eu pudesse, iria morar aí tb. Como não posso, me contento em ler blogs de brasileiros.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir