segunda-feira, 29 de agosto de 2011

capítulo sexto: namorico de portão

Então, gente. Fui pro Brasil, de surpresa. Matei metade da minha família e dos amigos do coração, mas no final todo mundo sobreviveu e deu tudo certo! iei! Menos eu. Que corri muito e dormi pouco. Muito pouco. E não sobrevivi a maratona: comecei a ficar doente DE NOVO. Pela segunda vez em, mais ou menos, 15 dias. Não. Ninguém merece.

Claro que no Brasil a última coisa que eu pude pensar foi em comprar - não só porque não deu tempo, mas também porque é fim de mês e porque a minha realidade agora é peso. Comprar em real é pra madame argentina. rs

Eu até tinha planos. Tipo uma cafeteira dessas italianinhas, que custam bagatela nas Lojas Americas e fazem alegria da loKA aqui, viciadinha numa cafeína. Mas não deu gente (#ficadica pra você, amigo de fé, irmão camarada que quer me presentear! Disse uma amiga que vai me mandar pelo correio. A VER!). =)

Mas esse fim de semana não foi só de semi gripe não! EEEEEE! No pouco que eu sobrevivi, consegui ir conhecer um lugarzinho que eu estava namorando há séculos a idéia de ir: o MERCADO DAS PULGAS.

roubei do Retrô: link no final desse post
O Mercado das Pulgas é tipo o Mercado de San Telmo. Só que muito mais voltado pra móveis e sem verduras, legumes e frutas pra distrair sua atenção. Uns dizem que ele fica em Palermo. Pesquisando, li que ali já seria Colegiales. Outros já me disseram que é Chacarita. Eu confesso para vocês que não entendo ainda muito bem onde cada bairro começa e termina por aqui - e, as vezes, acho que nem os portenhos sabem muito bem... rs


Eu já tinha passado na porta do mercado algumas vezes mas, sabeselá deus por que, ele nunca estava aberto. Parece que estava em reformas para ficar bonitão do jeito que está. Um galpão enooooorme, com corredores amplos e limpíssimos. Plaquinhas indicativas e mapinhas no estilo "Usted está aquí". Luxo, gente.

Maaaaas, aqui na casa nova temos um problema real: o armário é 2 por 2 (problema que eu não tinha na casa antiga porque cada cantinho esquecido era um armário luxo!). Então, minha nobre missão nesse passeio era me inspirar para resolver o problema de ondemeudeuseuponhotodasessasroupas. Sim. Me inspirar. Porque como eu já disse, final do mês, né gentem?!

São vários locales (também conhecidos vulgarmente por quiosquinhos). Quase todos são de móveis. Os que não são, vendem antiguidades. Grande parte das vezes vendem móveis, antigos, restaurados. E, parece que, não tem coisa que o povo goste mais por aqui que uma boa e velha antiguidade. Eu tô entrando no clima. Minha casa, por essas coisas de vida/ destino, virou uma grande mistura de moderno e antigo. Por isso eu resolvi abraçar o tema pra decoração.

baú vovó andava de navio


Eu tava lá, passeanuuu, pá, pensanuuu "porque eu tenho tanta roupa?", rá, quando me deparei com essa mala, estilo baú-antigo-minha-vó-andava-de-navio. Me animei toda. Ela tava fudida, com cocô de pombo, toda na merda, tadinha, mas eu tomei coragem e perguntei pro seu moço quanto ela custava. Os 450 pesos que vieram de resposta me broxaram. Sim. Eu sou pão dura #prontofalei. 450 pesos por um pedaço de lixo que era apenas um potencial de uma parada irada me desanimaram.

Só que eu continuei andando. E me dei conta que não tinha idéia do valor das cômodas, por exemplo. 1200 pesos. O pedaço de lixo cheio de potencial começa a ganhar pontos comigo. Vejo outra mala do mesmo estilo, só que em prefeito estado e pergunto o preço: 1200 pesos! "Meu sinhô, sinhô tá loco? Isso aí é o preço daquela cômoda ali!" Não. Eu não falei. Mas juro que tive vontade!

E foi aí que o pedaço de lixo, cheio de potencial ganhou lugar cativo no meu coração. Mas eu não pude comprá-lo. AINDA! Final do mês, já falei... Mas tranquilo, salário daqui a pouco entra e eu vou tá lá cedo no mercado pra levar pra casa meu primeiro projeto casa de colorir!

Dedinhos cruzados para 1) eu consegui comprar a dita cuja; 2) eu consegui recuperar a dita cuja e 3) aquele cocô de pombo sair bem rapidinho dali! iuuuugh!

Serviço:
MERCADO DAS PULGAS
Niceto Vega y Dorrego
Todos os dias, das 10h as 19h.
Outras opiniões/informações sobre o mercado você encontra aqui ó:

2 comentários:

  1. Me manda seu endereço senhorita portenha! Eu não esqueci ... Mas tb é final de mês aqui no Real! Hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei arrasada porque quando eu fui pra BsAs tava fechado pra essa tal reforma... Demorou, hein? cara, eu achei bem interessante o baú, falando sério! Restauração, como vc mesmo citou, é igual a uma caso de uma cômoda do casa de colorir, ficou uma graça. E acho que vc podia faer uma onda tb depois de restaurar, de colocar uns adesivos de viagem antigos, sabe? Tem hj em dia muita tinta texturizada, umas coisas bregas, claro, mas tem umas que meio que simulam coorosão de velhice de uma forma limpa, digamos... Tem que pesquisar! Vc fiou nos devendo fotos dos ambiente pra a gente dar pitacos!!!!! bjos

    ResponderExcluir